Somos semifinalistas!!! O projeto "Pescadores da Leitura" foi selecionado junto com mais nove escolas. Ficamos e estamos felizes com a notícia. Agora vamos nos preparar para a última fase.
PROJETO PESCADORES DA LEITURA
Ø Razão de ser do projeto
Nossa escola já nasceu em nobre berço literário, tendo em vista que foi palco da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, cujo Acampamento Escolar, coberto com palhas de coqueiros, possuía uma Biblioteca que ficava à disposição dos professores e alunos. Queremos manter a tradição! A inclusão da escola no Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, em parceria com o Projeto Escola de Leitoras, do Instituto IDE e a Secretaria Municipal de Educação, foi a mola propulsora. Pretendemos transformar os pais em nossos aliados para incrementar a leitura literária. Por isso, queremos disponibilizar nossa biblioteca escolar para a comunidade interna e externa, aproveitando os espaços públicos para momentos de mediação de leitura. Outra razão de ser do projeto é o desempenho dos alunos em Português e Matemática. Pretendemos que os alunos saiam da escola lendo, escrevendo, e realizando operações matemáticas de acordo com o esperado para este ano. Ler é um direito!
Ø Objetivo geral
Garantir a continuidade do processo de leitura literária na escola, mediante a criação da sala de leitura e reforma da biblioteca; desenvolvendo ações que propiciem a participação de todos os segmentos da escola , conquistando leitores na comunidade do entorno, promovendo a formação em leitura literária para os professores e contribuindo para elevar os índices de desempenho dos alunos em leitura e escrita.
Ø Objetivos específicos
1. Criar a sala de leitura e outros espaços favoráveis à mesma e ambientá-los de acordo com as orientações do Programa Prazer em Ler.
2. Ampliar o acervo literário e o acervo destinado à pesquisa escolar, observando as orientações do programa Prazer em Ler, da FNLIJ e da UNESCO.
3. Promover a formação em leitura literária dos mediadores de leitura e dos professores da escola; bem como de pais, alunos, funcionários e pessoas da comunidade dispostos a participar do projeto.
4.Realizar campanhas e/ou atividades para conquistar novos leitores na escola e na comunidade do entorno.
5. Elaborar cronograma de reuniões de acompanhamento sistemático e avaliação das atividades do projeto, envolvendo a equipe responsável pelo mesmo, membros da UEx , do Conselho Escolar e representante do IDE, monitorando também os índices de desempenho dos alunos em leitura e escrita.
Ø Principais atividades
Acolhida Literária. Oficinas de leitura e escrita. Histórias Encantadas. O Escritor no Bairro. Escritos a Quatro Mãos. Cartas Literárias. De casa em casa, adote um poema. Gotas de Leitura. Propaganda Literária. Curumim-Mediador. Clubinho de Letras Amigas do HC. Jornal Escolar. Serenata Literária. Pegadinhas Literárias. Encontro com Escritores. Concurso de Contos Infantis. Festival Literário. Bolsa Família de Leitores. Carteira do Leitor. Empréstimo semanal de livros. Carrinho Literário.