sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia Nacional da Leitura

Aproveitamos a Campanha do Instituto Ecofuturo  “Dia Nacional da Leitura” para promover a Semana da Leitura na escola. Várias atividades foram planejadas:
·  Acolhida Literária: leituras realizadas pelos  mediadores de leitura e pelos “Curumins Mediadores”, que é formado por um grupo de alunos treinados para incentivar e disseminar a leitura dentro e fora da escola.
·  Lançamento do “Projeto Família de Leitores”: a mediadora Alzenir Araujo Santos falou sobre a importância dos pais lerem com os filhos, aproveitando o texto do Instituto Ecofuturo: “A relação com a leitura é, em grande parte, uma história de família”, de Michèle Petit. E  fez o lançamento da Bolsa Família de Leitores, que já é um grande sucesso! O pai ou a mãe escolhe os livros na Biblioteca na sexta-feira para a leitura em casa e devolve na segunda-feira. A decoração da bolsa é muito sugestiva! No primeiro empréstimo da bolsa, a mãe escolheu 14 livros sobre diferentes gêneros literários. Estamos precisando adquirir mais bolsas porque muitos pais estão aproveitando esta oportunidade.
· Apresentação de teatro de fantoche - com a participação de “seu Nildo”, pai de um aluno, apaixonado pela leitura e contação de histórias.
· Contação de histórias – com a participação das mediadoras Alzenir e Elizabete e os “Curumins Mediadores”.
· Oficina de leitura e escrita na sala de aula – com a participação das mediadoras de leitura, professoras da sala de aula e os alunos. A professora da sala solicita às mediadoras de leitura que selecione um determinado número de livros de literatura infantil de acordo com a quantidade de alunos da sala ou mais. Livros de diferentes gêneros literários. Estes são utilizados para momentos de mediação pela professora, seguidos de rodas de leitura, para observação de comportamentos leitores, de acordo com a faixa etária de cada turma. Depois a professora utiliza um dos painéis de tecido para estimular a leitura de imagens,  a oralidade e a imaginação na criação de histórias e, por fim, a escrita de um texto coletivo. A professora aproveita também para observar se os alunos fazem comparação entre os livros explorados durante a roda de leitura e o painel exposto. Neste momento,  podem até reler o livro escolhido pelos alunos, associando-o ao painel.
  Visita ao sebo Cata-Livros no Mercado Público de Petrópolis – a professora Selma, do 1º ano, turno vespertino, aproveitou a “sede” de leitura dos pequenos leitores e planejou uma visita ao sebo Cata-Livros, para que eles pudessem conhecer como funciona um sebo e também comprar livros e revistas com preço mais acessível. Antes a professora contou aos alunos sobre seu costume de visitar sebos, mostrando livros usados que ela já tinha comprado, enfatizando o baixo custo dos mesmos. Os próprios alunos deram a idéia de visitarem um sebo, dizendo que iriam pedir dinheiro aos pais para levarem no dia da visita. Com o total apoio dos pais, havia o problema do transporte, que foi solucionado, com a ajuda do diretor da escola, Altair, e da professora Suetânia, responsável pelo laboratório de informática, que conduziram a criançada em seus carros e no carro da professora Selma. A mediadora de leitura Alzenir Araujo acompanhou a turma nesta visita. Foi um momento riquíssimo e de muitas descobertas. Os alunos também ficaram admirados com os objetos antigos em exposição. Vale salientar que o sebo Cata-Livros é o mais antigo  de Natal, em funcionamento desde 1970. Após a saída do sebo, aproveitamos a área de eventos do mercado para realizar a mediação de leitura de um dos livros escolhidos pelos alunos. Na sala de aula, professora e alunos realizaram uma rodinha para socialização e leitura livre dos livros adquiridos.

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